Desafio da Ponte volta para impulsionar Rio de Janeiro e Niterói no Pan 2031 1063

Com a maioria do trajeto na Ponte Rio-Niterói, após 12 anos, corrida será disputada no dia 3 de agosto 6o3816

Desafio da Ponte Foto: Divulgação

O Desafio da Ponte, prova que teve poucas edições ao longo de mais de quatro décadas, mas que “cavou” um lugar entre as mais desejadas pelos corredores em solo nacional, voltará ao calendário do running em 2025. Após 12 anos de hiato, a corrida será disputada em formato de meia-maratona (21km), no próximo dia 3 de agosto.

Organizada por Dream Factory e Spiridon, as mesmas empresas responsáveis pela Maratona do Rio, a prova terá largada no Caminho Niemeyer, em Niterói (RJ), e chegada na Praça Mauá, no Rio de Janeiro (RJ). Praticamente dois terços da corrida (13,9km) serão percorridos em cima da Ponte Rio-Niterói, considerada a maior ponte do Hemisfério Sul, com vista para a Baía de Guanabara.

As inscrições abrirão em breve, e as informações serão divulgadas no Instagram oficial do evento. A prova será limitada a 8 mil corredores, que precisarão comprovar, no momento da inscrição, tempo igual ou inferior a 2 horas e 30 minutos em provas de 21km, ou 5 horas em provas de 42km, realizadas a partir de janeiro de 2024. O critério de tempo será o mesmo para homens e mulheres.

“O Desafio da Ponte é uma prova histórica que sempre trouxe significado especial para o cenário esportivo, conectando atletas e cidades em um percurso único. Retomar essa tradição é motivo de grande entusiasmo para nós e para toda a comunidade da corrida”, destacou João Traven, sócio-fundador da Maratona do Rio e diretor da Spiridon.

Criada em 1981, a Corrida da Ponte foi realizada anualmente até 1986. No ano seguinte, por conta de questões operacionais e de tráfego na ponte, o evento deixou de ser organizado.

A primeira tentativa de volta ocorreu em 2011, com mais duas edições sendo realizadas nos dois anos seguintes. No entanto, a edição de 2013 foi a última.

Agora, a ideia é que este segundo retorno seja definitivo. A prova será apresentada pela Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, e já conta, por enquanto, com o patrocínio da Droga Raia.

Pro – Pan 2031 384p6j

A retomada do Desafio da Ponte em 2025, além de satisfazer o desejo de muitos praticantes de corrida de rua, também servirá para outro propósito: o de impulsionar a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói como cidades-sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.

As duas cidades oficializaram a candidatura conjunta no último dia 1º de maio. A Panam Sports, responsável pelos Jogos, aceitou o dossiê apresentado, o que colocou os municípios oficialmente na disputa com Assunção, capital do Paraguai, pela organização do evento continental. Coincidentemente ou não, a definição da cidade (ou cidades) escolhida será feita em agosto, mesmo mês em que o Desafio da Ponte será disputado.

“A prova fortalece o protagonismo do Rio de Janeiro e de Niterói como centros de grandes eventos, em total sintonia com a candidatura para o Pan 2031. Queremos cada vez mais impulsionar projetos que unem entretenimento, emoção e impacto real no território brasileiro e internacional”, ressaltou Duda Magalhães, presidente da Dream Factory.

WTR leva corrida e aventura para os cenários paradisíacos de Arraial do Cabo j3735

Prepare-se para um sábado de pura emoção! Arraial do Cabo se transforma, neste dia 24, no epicentro da aventura com a 10ª edição da

Leia mais »

Ekiden Paris 2025: a maratona por equipes no coração da capital sa 4181e

O Paris Ekiden está de volta no domingo, 2 de novembro de 2025, para uma corrida por equipes no coração de Paris. A ideia?

Leia mais »

Brasileiro de Trilha e Montanha recebe a inscrição de 102 atletas, de 37 clubes e 9 Estados 4i1e2u

O Campeonato será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, importante unidade de Conservação

Leia mais »